Contacto:

xieca@cm-macao.pt Organização: Câmara Municipal de Mação

História do ECA

2000 – 2010: São já 11 anos de ECA


O Encontro Nacional de Comunicação Autárquica surgiu em 2000, a partir de um encontro informal de oito técnicos de comunicação de municípios do distrito de Santarém, que se reuniram para debater questões relacionadas com a profissão.
A experiência foi positiva pelo que, um ano depois, em 2001, o encontro se repetiu, desta vez no concelho do Sardoal. Participaram cerca de 40 técnicos de municípios de toda a região e, para além disso, esteve presente Artur Vieira Dias, presidente da Associação de Técnicos Administrativos Municipais, entidade que começou a organizar, há mais de duas décadas, o Encontro Nacional de Boletins Municipais.

No ano seguinte, em 2002, Constância acolheu a 3.ª edição, que contou com cerca de uma centena de participantes, entre técnicos, jornalistas e estudantes de comunicação social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A elevada participação confirmou o interesse da iniciativa e assegurou a sua continuidade.

Em 2003, a cidade de Abrantes recebeu a quarta edição, um marco importante para o Encontro, visto que foi aqui que se afirmou a nível nacional e também onde surgiu a sigla ECA, que passou a ser a designação oficial do evento. Cerca de uma centena de técnicos de todo o país assistiram a palestras sobre comunicação e cidadania, estratégias de comunicação, design de comunicação, novas tecnologias. Entre os oradores estiveram nomes como Jorge Coelho ou Henrique Cayate.

Em 2004 o 5.º ECA voltou a receber representantes de municípios de norte a sul de Portugal decorreu no concelho de Mação e teve como tema Conhecimento – Motivação – Integração – Informação.

Em 2005, na 6.ª edição, o Encontro deu mais um passo importante: saiu pela primeira vez da região do Médio Tejo e deslocou-se para Sul, para o concelho do Seixal. Luís Paixão Martins, Joaquim Letria e Fernando Cascais estiveram entre convidados e falaram para uma plateia de uma centena de técnicos.

A 7.ª edição, em 2006, continuou a caminhar para sul, desta vez para Santiago do Cacém onde marcaram presença Fernando Ruas, presidente da Associação de Municípios Portugueses e Marcelo Rebelo de Sousa, comentador, docente universitário e presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.

O Algarve, mais propriamente Portimão, foi o destino seguinte. Neste 8.º ano de ECA debateu-se o Marketing das Cidades. O especialista em gestão de marcas, Carlos Coelho, e a Jornalista Cristina Amaro, responsável pelo programa Imagens de Marca, da SIC Notícias foram os grandes destaques. Uma das novidades do encontro foi a transmissão em directo no canal interno da Câmara Municipal de Portimão.

De regresso ao Alentejo, a Cidade de Évora foi palco para a 9.ª edição, que, como não podia deixar de ser, teve como tema a Comunicação Cultural e, mais uma vez, contou com representantes de municípios de todo o País.

Em 2009 Sesimbra acolheu o X Eca. O tema abordado foi “Comunicar Além-Fronteiras”. A Linguagem, imagem, suportes de informação ou definição de público-alvo são alguns dos aspectos abordados.

Em 2010 Mação volta a acolher o ECA. Sintam-se todos bem-vindos!